MPMS - Para morar sozinho você vai precisar/ A decisão

/
II
Para morar sozinho você vai precisar:

TER CERTEZA: você precisa ter certeza se é isso que você quer.

UMA AMIGA QUE SAIBA COZINHAR: você vai precisar ligar pra ela com mais freqüência do que imagina.

Relato: Eu sempre fui de inventar alguma coisa diferente pra fazer. Mas até ir morar sozinha não sabia cozinhar. Eu sempre ligava pra minha irmã ou cunhada pra pedir a receita e pergunta o passo a passo. E as vezes ainda falava assim: fica na linha que vou fazendo enquanto você fala. As vezes fico lembrando e agradeço a Deus pelas pessoas pacientes que tive nessa jornada. Pensa em uma pessoa chata e infantil! Pensou? – Essa pessoa era eu!
  
E por fim saber
DUAS RECEITINHAS BÁSICAS: Fritar ovo e fazer miojo. 
O ovo é nosso melhor amigo, depois vem o pão e o miojo!        



III
A decisão

Decidi que moraria sozinha quando estava com 20 anos, acho que todos já esperavam isso, só eu que ainda não tinha me tocado. Não foi tipo uma vontade, foi necessidade! Comecei a me programar e perto de fazer 22anos consegui entra no meu mundo, no meu kitnet (ou minha kitnet, como você preferir), que construí com muito sacrifício. Juntei dinheiro de uma rescisão, mais um pouco que tinha. Ao mesmo tempo em que gastava com a construção ia comprando os eletrodomésticos e moveis (fogão, geladeira, cômoda, cama).
Aconselho você pegar uma agenda e organizar seus planos e metas por dia e meses. Não pense que você vai ter dinheiro pra fazer tudo, sem ter um planejamento. Eu mesmo achava que iria conseguir construir e comprar tudo em 6 meses no máximo!
-Primeiro tenha os pés no chão. Não dê passos maiores que suas pernas!
- Você precisa analisar sua renda mensal.  Se você ganha 500 reais por mês, dá pra morar sozinho? – Dá! Quando entrei na minha casa, que ainda não estava terminada, nem gás tinha, eu possuía uma renda de 80 reais mensais. Não foi nada fácil, mas estou aqui dividindo com você essa experiência! Lembro que uma semana antes peguei um trabalho pra ganhar 100 reais, a mulher gostou tanto de mim, que me deu 120. Comprei o gás o clique, e algumas coisas que precisei com a mudança.
Uma coisa que você precisa saber é que quando resolve morar sozinho, seu dinheiro é pra casa, o que sobrar, isso mesmo, o que sobrar, você divide pra gastar com você e o restante para alguma eventualidade.


- Você precisa decidir quando pretende ir morar sozinho. Daqui a um ano, cinco anos? Ok! Vamos trabalhar com um ano.
- Você precisa escolher o local onde vai morar. Bairro, estado e se será aluguel ou próprio. Vamos trabalhar com o aluguel, na Lapa.
- Agora vem o principal você querer morar em casa, kitnet ou apartamento? Vamos trabalhar com o kitnet. Para um solteiro morando sozinho é a melhor coisa. Menos espaço pra sujar e pra limpar. Dentro de um kitnet você tem o principal e não tem espaço pra gastos desnecessários com coisas que não vai usar!
-Um fator importantíssimo, antes de escolher o bairro precisa saber se é seguro pra morar sozinho, principalmente se você for mulher.
Mulher eu aconselho morar próximo a algum conhecido, ou parente.  
-Segundo fator importantíssimo, quando forem visitar o imóvel que pretende alugar ou comprar, verificar, se tem problemas com encanação, luz, água, se for prédio, se tem porteiro ou segurança 24hs.  Verificar se o local tem inundação, risco de desabar. Você pode achar que estou sendo paranoica, mas não! A realidade pode ser um pouco cruel.
Relato: Conheço uma família, que foi em um imóvel, duas vezes e decidiram alugar, era espaçoso, com uma vista maravilhosa e em um ótimo bairro. Não tinham dúvidas era aquela casa! Dois meses depois da mudança as manchas na parede começaram a aparecer. Era mofo, infiltração, e uma conta de água absurda, que mesmo que as torneiras ficassem ligadas o dia todo não chegaria aquele valor. Sete meses depois pagaram a quebra de contrato e saíram de lá!
Segundo relado: Conheço um casal, que comprou um apartamento maravilhoso, tudo novo, perfeito! Um belo dia, caiu uma chuva daquelas, quando chegaram em casa estava todas as tubulações transbordando água. Com isso perderam muitos móveis, roupas, fotos. Onde podemos imaginar que aconteceria algo do tipo? Dificilmente pensaríamos nisso! Eu mesmo amo apartamento e me sinto bem segura!
Procure descobrir quem é o morador mais antigo do bairro e conversar com ele, com coisa que não quer nada. Alguns corretores não só honestos com os detalhes do imóvel!

- Você precisa de moveis e eletrodomésticos.  Geladeira, fogão, cama ou um sofá cama, que é a salvação, sendo que sai muito caro, pois quase ninguém compra. Mas vale o investimento, seu quarto/sala de dia é sala e a noite é quarto. Se o modelos não for dos melhores, ou ganhou de algum tio, joga algumas almofadas em cima para enganar. Mas existem modelos lindos! Quanto mais lindo, mais caro! Às vezes no começo temos que deixar o bom gosto de lado e apelar para as condições financeiras!

Relato: Quando entrei em casa quase saltei de alegria, ao mesmo tempo em que estava morrendo de medo da vida que vinha pela frente.
 (o sonho de morar sozinha que muitas pessoas possuem, eu estava conseguindo realizar, por mais que não era em um momento fácil!)
Eram várias caixas para abrir, arrumar as coisas nos arm... Bom, eu não tinha armários, no dia da mudança passei enfrente a uma casa que estava vendendo seus móveis “velhos”, eles estavam mais que usados, queriam descanso e o lixo os queria, mas eu não tinha muita alternativa. Arrematei o sofá, o criado mudo e um armário monstruoso pra cozinha, ele tinha apenas duas portas e um metro mais ou menos, mais o bicho era bruto.  Nessas horas a criatividade fala alto. Comprei papel contact e reformei. Serviram-me por mais de três anos.
 Seja criativo, tem gente que faz quadro com caixa de pizza e olha que fica lindo, juntando uns nove quadros fica um designer incrível na parede!
Buscar ajuda e dicas pra decoração é fundamental! Por mais que tive quase dois anos pra me organizar, na época não pensei nisso, então demorou muito pra casa ficar do jeito que eu queria.
Hoje temos vários sites com várias dicas 0800. Nem tudo é uma questão de gastar dinheiro!
- Bom agora vem os utensílios domésticos, roupas de cama, banho! Essas miudezas sempre são esquecidas e quando mais precisamos cadê elas?
Relato: Depois da mudança, tudo meio que organizado, ( mudança demora semanas pra organizar tudo) resolvi fazer uma comida pra estrear “a casa” nova. Foi quando me toquei e comecei a perguntar: Mas cadê o escorredor? O socador de alho? E os talheres?  –Não tenho!  Não tenho! Não tenho!
Nem eu estava acreditando nisso! Não tinha um monte de utensílios! Eu tinha coisas desnecessárias mais o importante mesmo tinha passado batido por mim!
Uma dica boa é: Compre duas  peças de cada coisa  no mínimo. Tipo: de toalhas, lençóis, jogo de banheiro, já no caso do pano de prato quanto mais, melhor, no mínimo cinco! Você vai usar muito, pode acreditar! E lembre-se de separar roupas de cama e banho para as visitas, isso é muito importante! Tenha exclusivas só pra visitas!
- Microondas – Deveria ser título, por que é importantíssimo.



Ele ajuda no café da manhã, no almoço, no jantar, e quando bate aquela fome e a preguiça fala alto.
Mas um item indispensável, não vá morar sozinho sem um microondas!  Não é luxo é pura necessidade. Tenho uma amiga que perdeu o habito do fogão, depois que aprendeu como é prático o uso do microondas! Ela cozinha até feijão com ele! Mas o que acho massa, é fazer brigadeiro. Em cinco minutos, dependendo da potencia, o brigadeiro fica pronto!  Mas com o tempo você acha um monte de utilidades pra ele. Comprei um depois de um tempo e por coincidência ele era assim igual ao da foto.  Quando comecei a usar, ficava me perguntando porque eu não tinha comprado antes. Há e depois que esse cara entra na sua casa a conta do seu gás vem quase zero e se for botijão, você só vai trocar uma vez no ano. 


E ai tá gostando?
Volta amanhã que temos mais, as 8hs

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
POR LORY DESIGN